Dicas para o ENEM 2015

Oi pessoal, como estão?


Muitas pessoas devem estar se preparando para fazer o ENEM esse ano, ou nos próximos. Mas tem muitas pessoas que não sabem por onde começar, e eu hoje vou dar dicas para quem não sabe por onde começar a estudar ou para quem procura por mais ajuda.
Devo antes de tudo dizer que, eu sou sou a pessoa mais inteligente, eu também não estou 100% dedicada no ENEM, para quem não sabe esse ano eu quero prestar o ENEM. Mas eu recebi e "criei" ótimas dicas de como se preparar, e gostaria de compartilhar isso com vocês. Ainda mais, porque ainda não vi blogs "comuns" falando disso, e eu já queria começar a dar um incentivo. 

Relaxe!  
Acho que essa é uma das mais importantes dicas que eu vou dar. Se você estudou durante anos para isso, está super preparado mas na hora ficar nervoso, pode acabar esquecendo o que estudou, pode acontecer de você travar, e existem pessoas que se ficarem nervosas podem acabar nem chegando lá. ENEM é uma coisa super importante, alguns depende muito disso, mas também não é o pior pesadelo. Relaxe e sinta-se confiante, talvez isso te ajude á fazer uma prova muito boa.

Estude as matérias do 1º ao 3º ano.
Muitas pessoas sabem que matérias que matérias do 1º e 2º ano, caem bastante no ENEM. Se você está em uma dessas respectivas séries, minha dica é estude bastante, e não jogue seus cadernos fora. Assim no 3º ano você terá uma fonte a mais para estudar.
Se você está no 3º ano, pegue seus cadernos, do ano anterior. Caso não tenham, hoje em dia, não estuda quem não quer, pois temos o lindo YOUTUBE e o GOOGLE! Pesquise as matérias dos anos anteriores ou as que mais caem no ENEM, e vá para o Youtube e tire pelo menos 1 hora para ver esses vídeos, que com certeza vão te ajudar muito.

Geekie Games (site)
Ao ler isso, você deve ter pensado que eu iria indicar algum jogo da cultura geek né?! haha
Mas não, o GG é um site onde vai te ajudar a se preparar e melhorar seus conhecimentos sobre algumas matérias. Depois de se cadastrar, você vai responder várias perguntas, e com base nas suas respostas, ele vai te passar deveres de casa e tudo mais. Eu achei bem legal, e as perguntas não são nada difíceis. Eu não posso dizer mil coisas aqui sobre o GG, pois infelizmente eu uma vez perdi o link, e acabei esquecendo dele, mas já voltei e to adorando.


Converse com seus professores.
Muitas pessoas odeiam seus professores, ou tem uma briguinha com algum. Mas vamos superar o orgulho e começar a conversar com seus professores! Principalmente o de português/produção textual que é parte dessa dica. Eu tive uma ideia junto com meu namorado (ele estuda comigo), e apresentamos essa ideia para o professor e ele gostou.
A ideia é assim, você pegaria o jornal do dia ou alguma matéria na internet sobre algo interessante para você ou não, e escreveria um texto dissertativo á respeito daquele assunto com base na matéria e no seus conhecimentos e depois entregaria para o professor para ele ver como você vai indo. Caso tenha vergonha de deixar outra pessoa ver, não precisa mostrar para ninguém. O importante é treinar seu vocabulário, técnicas para fazer uma ótima redação.

Faça anotações.
Quando você estiver copiando a matéria (independente da série que esteja) ou quando o professor estiver explicando, no meio do caderno faça balões, ou apenas um circulo, com algo que te faça entender melhor ou apenas lembrar como faz aquele cálculo, ou o que é mais importante para estudar. Isso realmente funciona se você escrever direitinho, confia em mim, que sou uma pessoa que esquece as coisas super rápido, comecei a fazer isso, e me ajudou muito nas provas, e é algo super simples de fazer.


Se atualize sobre TUDO!
Algo que surpreendeu muitas pessoas ano passado foi o tema da redação, muitos pesquisaram e se informaram sobre várias outras coisas que aconteceram em 2014, como o Ebola, e acabou sendo algo super inesperado. Esse ano depois das secas e tudo mais, parece que muitos estão achando que vai ser sobre a crise hídrica, e sim é possível que seja, ou não. Por isso, leia jornais, acesse sites que dão as mesmas noticias se for mais fácil, veja o Jornal Nacional um dia ou outro programa que compartilhe essas informações.
Use o facebook, twitter, e outras redes sociais para além de socializar, ter mais conhecimentos. Pesquise páginas que falem sobre coisas que acontecem no mundo, e outras que você ache que possam te ajudar. Quanto mais informações e opiniões você tiver, maior suas chances será!

Leia o tema da redação antes.
Minha amiga ano passado disse que havia coisas na prova, que poderiam ter ajudado muitos a fazerem a redação. Então veja qual é o tema, e o que eles estão lhe pedindo antes, e depois faça a prova. Vai que no meio da prova, pode surgir uma ótima ideia para a redação, algo que te ajude a pelo menos, tentar uma redação boa e não tirar 0 nela, como aconteceu com muitas pessoas ano passado.


Então, acho que dei várias boas dicas para vocês, ou não?! Eu tentei fazer algo simples, e que ajudaria vocês e espero que eu tenha conseguido! Me contém o que acharam, se gostaram, se foi útil ou se eu só falei besteira. Comentem aqui se tiverem outras idéias, vou adorar saber!

Antes de terminar a postagem, peço se gostaram do blog, tornem-se um membro e curta a página. Ali do ladinho também tem, inscrição por e-mail, meu canal do youtube, um formulário super rápido, um grupo de divulgação geek/nerd, inscrição pelo G+, outras postagens e mais. Não custa nada dar um olhadinha, não é!?

Obrigada por terem lido, e até a próxima



Postagem Anterior                                                                                       Próxima postagem

Bruna Andrade

Quem vos escreve é uma pessoa muito interessada em fazer com que os leitores amem o que estão lendo, então imaginem que tipo de pessoa eu sou...

42 comentários:

  1. Oi, Bruna, tudo bem?
    Eu tenho 17 anos,e me formei na escola ano passado. Eu fiz ENEM e dois vestibulares, passei na UFSC pelo vestibular em TI, em uma particular em psicologia, e pelo SISU na UFFS em História. Eu também fiz uma série de dicas em meu blog a algum tempo atrás, se você estiver interessada em ler também, com a experiência de alguém que passou por alguns perrengues, mas que também aprendeu com isso. Eu estudava em período integral na escola, fazia cursinho a noite, e ainda treinava, ou seja, eu literalmente passava o dia todo fora de casa, e não tinha tempo pra nada além do essencial. Se valeu a pena? Com certeza, no segundo semestre vou começar meus estudos na UFFS, mas vou prestar vestibular de novo final do ano, porque ainda não é exatamente o que eu queria. Porém, aprendi que tem pessoas que se dedicaram a vida a isso, que aproveitaram os estudos muito mais que eu, e mesmo estando o dia todo em redor dos cadernos, ainda não era suficiente. Todas as suas dicas são válidas, e vão ajudar uma porção de gente, mas aquela velha história de perder um ano, pra depois ganhar 5, é uma verdade. Mesmo que você deixe algumas coisas para atrás (acredito que você esteja no terceiro ano, certo?), no fim acaba valendo a pena, eu também tive que abrir mão de algumas coisas. No fim, não tem mágica, a unica coisa que se pode fazer é estudar, estudar, e sim, contar um pouco com a sorte também. Para o ENEM, vale a pena se focar na redação, pois eu, que amo escrever, acabei indo mal justo nela. E quando aos vestibulares, é preciso conhecer as provas antes, para não se assustar na hora. Me formei com 16, nova demais para algumas coisas, então, aprendi uma porção de coisas que só posso agradecer. Acredite, a vida de vestibulanda, é a melhor parte, hahaha. Já comecei minha rotina de estudos para esse ano, boa sorte para nós, haha. Beijos
    <a href="http://desfocandoideias.blogspot.com>Desfocando Ideias</a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia, tudo e com você?
      Nossa, sério? o.o Vou ir lá procurar suas dicas!
      Admiro muito sua determinação, deve ter sido muito bom ver seu esforço ser valorizado! PARABÉNS, viu?!
      Boa sorte ♥

      Excluir
  2. Adorei as Dicas Bruna,nesse ano também vou prestar Enem e a minha dica é colar anotações(sobre aquelas coisas chatinhas de decorar),anotações bem bonitas e coloridas perto da sua cama,assim sempre quando você for dormir vai olhar e com o tempo vai estar tudo decorado naturalmente,uso isso muito em biologia por conta de todos os nomes e está funcionando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ♥
      Sério?! Boa sorte *-* ótima dica viu?! Vou fazer isso *o*

      Excluir
  3. Ainda bem que eu não preciso mais de ENEM kkk (Consegui no ano passado), mas todas essas dicas são completamente úteis! Parabéns

    http://ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua ein *-* hahha Muito obrigada ♥

      Excluir
  4. Caramba as dicas foram muito boas é preciso muito me organiza pois trabalho, academia, blog e estudar tão me deixando louco e um vou acabar deixando. :/ ótimo post!

    Blogboynews.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz por isso ♥
      Com um jeitinho tudo funciona *-*

      Excluir
  5. Oie Bruna! :D
    Achei a suas dicas muito boas e até já uso algumas delas há anos!:D Tipo as anotações no caderno, quando tinha 11 anos percebi que eu pegava melhor os conteúdos com anotações do que com os textos informativos que as professoras passavam. Ja viu né? Passei a anotar o que ela falava e marcar palavras chaves no texto com lápis coloridos! Fiz isso até terminar a escola.
    Para o Enem esse ano terei que rever todo os conteúdos dos anos anteriores, eu conclui o terceiro ano em 2014. No momento estou me preparando para o meu estágio. :D

    Beijooos Bruna e até logo!
    Vamos nos esforçar no Enem! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda :)
      Sério? Obrigada!
      Ah sim, vê videos no youtube com as matérias, caso queira posso fazer um top * com os melhores vídeos pra estudar para o ENEM.
      Sim, vamos sim *-*
      Obrigada pela visita ♥

      Excluir
    2. Vou fazer isso sim! Acho que vai me ajudar a lembrar os conteúdos, quando possível faz um post com os videos toda ajuda é necessária.
      Obrigada Bruna pela ideia! ;)

      Excluir
    3. Faço sim, já está na minha listinha ♥
      Nada *o*

      Excluir
  6. Suas dicas foram ótimas para quem vai prestar o enem! Adorei aqui
    Primeira vez que venho no seu blog e ja amei e já estou seguindo ♥
    Beijos <3
    www.universodasmulheres.com
    - PARTICIPE DO SORTEIO DE UM AUSSIE!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada de verdade ♥
      Vou dar uma olhada nesse sorteio :)))

      Excluir
  7. Olá, são dicas muito boas. Estudar é ter fofo é fundamental e nessas horas os professores sempre acabam ajudando né? rs.
    Um beijo lindona

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  8. isso ai, otimas dicas, foco e disciplina pra estudar e prestar mt atenção na prova, fazer com calma! Achei seu blog pelo grupo do Face, te convido a conhecer o meu. E se gostar e seguir me dando uma forcinha, ctz retribuo o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bia, sim sim!
      Eu já conheço seu blog há um tempo ♥

      Excluir
  9. Cara, adorei suas dicas! Farei o ENEM esse ano como um teste, mas mesmo assim preciso ir me preparando para ele. Já acessei o Geekie Games e vou me cadastrar nele agorinha mesmo. Acho o Guia Do Estudante super útil para vestibulandos também. Adorei o post e o blog, parabéns! ♥

    Beijo, Joyce.
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Se prepara sim mesmo que seja um pouquinho, vai te ajudar muito!
      Faz sim haha Sim também ♥

      Excluir
  10. Essas dicas são valiosas pra quem vai prestar concurso também. É tanta correria que a gente se perde. Parabéns ♥
    http://omurodemerlin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei imenso do teu blog! Não conhecia, mas já estou a seguir!

    Beijinho

    http://thepinkleatherjacket.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    estava visitando blogs e encontrei o seu!!
    Gostei muito do que vi até agora e vou continuar a ver!

    Beijinhos

    ** Já estou a seguir-te! Vem me seguir também!
    Saraemlondres Blog !! Facebook !! Youtube

    ResponderExcluir
  13. Eu me lembro do enem vou fazer este ano so por fazer pois ja to na facu mais adorei a dica realmente ajuda muito para quem ainda ta perdidinha ahaha vou te seguir para ver mais dicas legais assim venha me ver também se poder fica com deus e um ótimo final de semana!!!
    www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
  14. Vou salvar esse post nos favoritos, vou precisar, as dicas estão muito boas! bjss

    www.cafe-poesia.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna, vim conhecer o seu blog e apesar de (Graças a Deus) já ter passado dessa época de Enem, vestibulares e semelhantes sei que bate um pânico de não dar conta do recado, mas fiquem calmas que no final dá tudo certo.
    Se tiver um tempinho vá lá conhecer meu blog e por sinal no post indicado abaixo, é só clicar tá, um curso de inglês super bacana e gratuito, afinal hoje em dia não tem como não saber pelo menos uma língua estrangeira. Beijos
    Meus Dois Minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Sim, da sim ♥
      Sim vou dar uma olhada ♥

      Excluir
  16. Olá, conheci agora o teu blog e está fantástico!
    Se puderes visita o meu blog e se gostares segue :)
    Beijinhos

    http://queenssecret-anaaraujo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas, eu preciso estudar mais, ainda estou pensando se vou fazer ENEM este ano para tentar o SISU e cursar minha segunda graduação. Porém acredito que todo o esforço vai valer a pena. Muito bom o post. Beijos!
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, sim todo esforço se for para algo bom, vale a pena *-*

      Excluir
  18. Menina, amei as dicas!
    Beijos.
    http://donamini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eita, quanta dica hein, vou terminar meus estudos esse ano, e estou mega ocupada estudando, vou começar a fazer pré-vestibulares, vejo vídeos na internet, pego meu caderninho e dou bye bye pro meu celular ! kkkk

    Um mega power Beijos!
    http://www.mundodafani.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas! Acho que não vou fazer enem esse ano, ainda nao sei direito. Mas se for pra fazer é só pra treinar mesmo!
    Beijocass
    www.poetizandomoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, faz sim, que assim você já sabe como é!

      Excluir